Porque poucas agências de publicidade do interior de São Paulo investem em internet

interiorspfotografia: Juliana Fumero

Antes de vir trabalhar com planejamento estratégico em São Paulo, eu cresci, cursei a faculdade e trabalhei no interior.

Naquela época, o que mais me inquietava era acompanhar os avanços da comunicação no Brasil e no mundo por blogs e publicações especializadas, e ver que aquilo não era a realidade do mercado regional.

O que hoje chamamos de mídia tradicional ganhava todos os mimos, enquanto a web, a comunicação digital e as redes sociais recebiam pouca atenção.

Hoje, olhando de fora,  fica muito mais claro para mim: é bem provável que o mercado do interior ainda não saiba como ganhar dinheiro com a internet.

E isso não quer dizer que os publicitários interioranos não saibam o que vai acontecer.

Se eu estivesse no lugar de um empresário de comunicação, dono de uma empresa com um modelo de negócio que ainda consegue gerar bastante dinheiro, eu também continuaria nele enquanto não encontrasse novas possibilidades.

Afinal, é inocente imaginar que alguém abriria mão de gordos BV’s para investir em internet sem saber como levantar um faturamento igual ou maior do que a mídia tradicional consegue, hoje.

Ainda mais considerando que nessa tal de internê, não basta fazer campanha, ‘colocar na rua’ e relaxar. As métricas são bem mais precisas, a comunicação ganha mão dupla e os limites – se existem – ainda nem foram encontrados.

Pensando assim, é natural que poucas agências de publicidade do interior de São Paulo tenham estrutura, ou culhão, para investir em internet.

http://www.fundamentalconteudo.com/?p=698

Você também vai gostar de ler:

  • Insight sobre a segmentação de mercado da Mosaic
  • Segmentação do mercado consumidor brasileiro
  • Confiamos mesmo nas recomendações dos amigos?
  • Confiança e cadeia de decisões dos consumidores
  • Banksy vs. Bristol Museum e como conquistar pessoas
  • 13 Comentários to “Porque poucas agências de publicidade do interior de São Paulo investem em internet”

    1. Tweets that mention Porque poucas agências de publicidade do interior de São Paulo investem em internet | Estagiaridade -- Topsy.com
      December 1st, 2009 at 9:17 am

      [...] This post was mentioned on Twitter by Rafael Amaral, O Webwriter and Agência Forza, Carlos De Conti. Carlos De Conti said: RT @webwriter: Porque poucas agências de publicidade do interior de São Paulo investem em internet http://bit.ly/7piDA9 [...]

    2. Leonardo
      December 1st, 2009 at 9:57 am

      Eu me faço a mesma pergunta aqui no RS. E, é realmente isto: culhão e estrutura de pessoas que respiram internet para que agências façam trabalhos realmente pertinentes para pequenos clientes, é o que falta para algumas.

      [Reply]

    3. diógenes pissinati de oliveira
      December 1st, 2009 at 10:07 am

      Oi Rafa, td bem?

      Concordo em partes com seu texto. Realmente poucas agências estão investindo no mercado digital no interior. O que eu sinto é que poucas entenderam realmente o que é digital. Muitas ainda vivem na falsa ilusão do tal “departamento web que faz flash”. Definitivamente, comunicação digital não é isso, nem de perto. Não vejo que a resistência ao digital aconteça por não saberem como ganhar dinheiro, mas por falta de conhecimento do mercado mesmo.

      Contudo, existem boas agências no interior fazendo a diferença no mercado digital. Poucas é verdade.

      Grande abraço

      @pissinati

      [Reply]

    4. Rafael Amaral
      December 1st, 2009 at 1:24 pm

      Olá Leonardo!
      Bacana ver a opinião de alguém do RS.
      Você acha que se aplica apenas a pequenos cliente?
      Abraço!

      [Reply]

    5. Rafael Amaral
      December 1st, 2009 at 1:27 pm

      Olá Diógenes!
      Obrigado pela visita.
      Essa falta de compreensao e maturidade é a causa da incapacidade de encontrar maneiras de fazer dinheiro com a comunicação digital, gerando a consequente falta de investimento em uma área que, nestas condições, não sustenta o negócio, não acha?
      Abração.

      [Reply]

    6. Leonardo
      December 1st, 2009 at 4:01 pm

      É que minha realidade, sendo região metropolitana de Porto Alegre, são pequenos e médios clientes em capacidade de investimento publicitário. Mas claro, sendo “interior” AINDA HÁ todo um desconhecimento sobre como trabalhar com o digital. Por aqui um pouco do trabalho é evangelizar os empresários ou gerentes marketing. Os clientes olham muito separando a comunicação ‘on’ da ‘off’, e sabemos que isto não é assim. Como eu disse, estamos ensinando por aqui e nos surpreendendo também, já que até aparecem aqui empresários que estão estudando e engajado-se para entender a internet.

      [Reply]

    7. Lucas
      December 2nd, 2009 at 8:10 am

      Rafael,
      Concordo e muito com o texto. Mas tenho ressalvas. Longe de defender 99% das agências, cuja principal fonte de receitas é mesmo o desconto padrão de agência, tem um fator que retrai quem oferece novas soluções: o baixo valor dado pelos anunciantes locais por um produto intelectual ou criativo. É muito conveniente as agências tirarem o seu da reta e apontar o dedo para o anunciante. Mas é uma coisa que está arraizada em uma cultura de anunciar doutrinada por contatos de veículos – que viram no CENP uma forma de fugir das suas comissões de venda bem menores e alcançar todo o bolo do cliente.
      O fato é que hoje, quando se tenta fazer alguma coisa bem feita, ações digitais perenes que custam o preço de um anúncio de jornal – com duração de 1 dia e sem formato de mensuração confiável – é taxado de caro. É verdade, os empresários estão percebendo a dependência crescente do digital. Mas de fato, ainda não dão o seu devido valor a ele.

      [Reply]

    8. diógenes
      December 2nd, 2009 at 8:39 am

      Rafa, você tem razão que a falta de entendimento de “como ganhar dinheiro” no meio digital atrapalha as agências no processo de entendimento e compreensão do meio. A questão da remuneração é um ponto delicado para as agências, sempre foi. Agências que já nasceram no ambiente digital tem uma flexibilidade muito maior de adaptação e, por conta disso, estão saindo na frente de muitas agências consolidadas no mercado. Acho importante haver esta provocação no mercado.

      Minha opinião é que se as agências conhecessem o mercado digital a fundo elas saberiam como ganhar dinheiro. Basta ver exemplos de grandes digitais, como AG2, TV1, Click. Esse pessoal sabe muito bem como ganhar dinheiro. Percebe que uma coisa leva a outra? A falta de conhecimento do meio digital esbarra na dúvida sobre como ganhar dinheiro e vice-versa.

      Penso que as agências só descobrirão uma maneira rentável de serem bem remuneradas no meio digital a medida que se aprofundarem no assunto. E parece que este é o grande empecilho. Elas ainda não estão dispostas a desbravar o “desconhecido” e ficam repetindo fórmulas ultrapassadas na internet.

      A discussão é ótima.

      Abraçoss

      [Reply]

    9. Rafael Amaral
      December 2nd, 2009 at 9:48 pm

      Olá Leonardo!
      Poxa, que bacana ver que o processo didático está funcionando.
      Vá nos atualizando das novidades daí.
      Grande abraço.

      [Reply]

    10. Rafael Amaral
      December 2nd, 2009 at 9:50 pm

      Olá Lucas.
      Seu ponto faz sentido. Na realidade que percebo do interior de São Paulo, isso procede.
      De onde você é?
      Abraço.

      [Reply]

    11. Rafael Amaral
      December 2nd, 2009 at 9:55 pm

      Olá Diógenes.
      Concordo contigo.
      O que será que causa esse impasse? Desinteresse? Alguma dificuldade em entender a tecnologia ou as relações humanas?
      Será que o pensamento é baseado em demanda?
      Abraço.

      [Reply]

    12. Diógenes
      December 3rd, 2009 at 1:32 pm

      Rafa, acho que interesse todos eles tem, ou pelo menos deveriam ter (rsrs), o que impede um aprofundamento no assunto, na minha opinião, é o medo do desconhecido. Sair da zona de conforto é muito complicado. Mas o aumento da demanda também pode ser um impulsionador, como vc bem citou.

      abração

      [Reply]

    13. Rafael Amaral
      December 3rd, 2009 at 3:51 pm

      E vale lembrar que nas duas situações a agência fica para trás.
      Apenas segue quem conseguiu fazer primeiro e, provavelmente, conseguiu as maiores fatias do mercado.
      Postura reativa nada inteligente.
      Abração!

      [Reply]

    Comente

    CommentLuv Enabled